As tendências de TI para o ano de 2024.

De acordo com nossos KPI´s, as nossas demandas de negócios, nossos clientes, nossas fontes, juntamente com nossos parceiros,  e fornecedores pautamos as 5 tendências que nos países mais evoluídos já são “commodities” e terão muita atenção por aqui no Brasil e nos países emergentes também.

1ª) Segurança Digital – É sem sombra de dúvidas a “protagonista” de todo o cenário de tecnologia da informação para o ambiente corporativo em 2024, os serviços em nuvem IaaS, SaaS e PaaS, a computação de borda (endpoints, usuários finais) com quantias da ordem de bilhões, pois é a premissa para toda a “cadeia hierárquica” de TI. Ciberataques estão cada vez mais modernos, constantes, assertivos e efetivos “mundo a fora”. E portanto as grandes corporações e usuários finais com certeza de forma quase obrigatória vão ter que se envolver de forma direta e/ou indireta com projetos de Disaster Recovery (recuperação de desastres) para manter seus ativos e endpoints protegidos de uma forma mais preditiva possível, inclusive se possível com EDR´s (detecção e resposta de endpoint), XDR´s (detecção e resposta estendida) e principalmente SIEM´s (gerenciamento de eventos e informações de segurança)  para não “sofrer” sendo vítima de ciberataques de diversas proporções !

Ainda no quesito segurança digital o movimento Open Source código livre também terá seu destaque e crescimento vultuoso devido ao alto custo dos sistemas operacionais licenciados que a cada versão exige mais do hardware demandando investimentos e custos inoportunos. E diga-se de passagem as “ferramentas”, frameworks e códigos maliciosos são em sua maioria criados com linguagens de programação de código livre pelos “Red Team” e pelos “Crackers“.

2ª) Inteligência Artificial Generativa – A tecnologia com a capacidade de aprender padrões complexos de comportamento a partir de análises de dados depurados automaticamente por machine learning (aprendizado de máquina) e usados com precisão a favor e a desfavor também pela humanidade.

O aprendizado de máquina certamente será explorado com muita intensidade e com diversos objetivos.

Seja com o ChatGPT ®, Gemini ®, Copilot ® e as novas que virão, serão parte integrante da vida no planeta de forma direta e indireta.

Ainda para muitos é um tema que gera muitas dúvidas e desconfiança, mas com sua popularização que acontecerá de forma automática e rápida será amplamente explorada por todas as classes sociais de forma democrática e também se tornará “commodities” por aqui a curto e médio prazo. “Lá fora já é”.

É impressionante a facilidade de interação, a precisão e assertividade, a evolução, a variedade e muito mais… sem intervenção humana para sua melhoria contínua a cerca de toda e qualquer informação. Daí a justificativa da 1ª tendência, pois é obrigatória a segurança digital para o sucesso e a aceitação generalizada da inteligência artificial.

Nossa sugestão ? Experimente já nos links informados acima !

Mas lembre-se que as “maquinas sempre estarão aprendendo” e algumas respostas podem não ser retornadas ou serem inconsistentes.

3ª) Tecnologia da Informação sustentável – Já é notória a importância da tecnologia da informação e sua aplicabilidade em todos processos em que é requisitada por toda humanidade.

Mas seu uso também gera danos ambientais inerentes, portanto esforços em redução de energia e desperdícios, assim como beneficiamentos e eficiência energética também é ponto focal das corporações, instituições governamentais e usuários finais que a cada dia tendem a um descarte consciente e processos ecologicamente corretos no uso da tecnologia da informação.

“Com a palavra, as fabricantes e montadoras de veículos elétricos com grande parte de suas linhas de produção sustentáveis.”

4ª) Comércio e negócios on-line (E-commerces) – Seja qual for o segmento B2B (business to business – negócios para negócios – empresas para empresas) ou B2C (business to consumers – negócios para consumidores – empresas para consumidores) também veio para ficar e a anos atrás era uma tendência com o “novo normal” na pandemia do Covid-19 !

Os maiores marketplaces do planeta, assim como pequenos empreendedores já se deram conta da importância de se vender on-line com as melhores experiências em seus processos de venda, logística de entrega e reversa (devoluções) e este é um mercado com investimentos e crescimentos exponenciais que já movimenta bilhões de dólares à anos para o ano de 2024 esses números tendem a ser ainda maiores superando as estatísticas de anos anteriores.

Ainda não está vendendo pela internet ?

Traga seu projeto para nós e viabilizaremos o seu negócio. Saiba mais detalhes aqui e aproveite e “experimente” nossos modelos pré-configurados aqui com temas premium registrados.

5ª) IoT (internet das coisas), vendas de notebooks e gadgets – E fechando esse nosso “post” sobre as tendências para 2024, essa é mais uma tendência que será experimentada e comprovada nas estatísticas como uma “quase certeza”.

Já temos no mundo mais smartphones do que humanos. E já é um mercado em constante evolução utilitários domésticos que automatizam tarefas diárias como um simples aspirador de pó inteligente, que não cai de escadas, e nem bate nas paredes, equipamentos vestíveis como os smartwatches que são autênticos “médicos de pulso”, casas inteligentes, dispositivos que aceitam comandos de voz com tecnologia embarcada conectados ou não a grande rede. A internet.

Nesse contexto incluímos à acessibilidade. Pois é inegável a popularidade, a utilidade, facilidade e a infinidade de possibilidades do alcance desses gadgets e o aumento de vendas de componentes como memórias, SSD´s, acessórios e outros, principalmente para  notebooks (laptops) que já estão tomando o lugar de PC´s (desktops) devido aos seus diferencias mais adequados a um mundo cada dia mais moderno e conectado onde se consegue com eles recursos interessantes de mobilidade, conectividade e praticidade no cotidiano.

Agradecemos pelo dispêndio na leitura desse nosso post e fique a vontade para compartilhar sem restrições.

Service Desk – Flechatec