E-commerce

O termo e-commerce (ou “comércio eletrônico” em português) é a comercialização de produtos e serviços pela internet, onde as transações são realizadas via dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones.

Em 1979 Michael Aldrich um empresário de sucesso, inventor mega estudado criou o “shopping on-line”, o primeiro sistema de processamento de transações on-line entre empresas e consumidores (B2C), entre empresas (B2B). e (C2C) de consumidores para cosumidores. Na segunda metade da década de 1990, o comércio eletrônico começou a operar na internet com modelo bem parecido  aos modelos de e-commerce atuais, claro com as devidas evoluções técnicas dos recursos atuais.

 

Modelos de E-commerce

B2B – Business to Business –  comércio eletrônico em que empresas fazem transações com outras empresas.

B2C – Business to Consumer –  comércio eletrônico em que empresas tem como foco o consumidor final. É o padrão mais comum e popular de todos os tipos de e-commerce.

C2C – Consumer to Consumer – Já esse modelo é de consumidor para consumidor, muito usado em sites de anúncios, onde as transações acontecem de pessoas para pessoas.

D2C – Direct to Consumer – permite que sua empresa venda seus produtos diretamente aos consumidores, sem intermediários. Isto é, sem precisar de distribuidores e outras empresas envolvidas.

Ou seja, ela passa a ter total controle sobre a experiência do cliente, desde o primeiro contato até a entrega do produto, criando um relacionamento mais próximo que possibilita suprir melhor suas necessidades e oferecer produtos personalizados e exclusivos.

Marketplaces – possuem características de um “shopping virtual”, podendo hospedar várias lojas virtuais, comercializam seus próprios produtos e/ou das lojas virtuais hospedadas. Nessa categoria se encontram os grandes “players” de e-commerce. Exemplo: Amazon, Mercado Livre, Ebay, Submarino, entre outros.

Dropshipping – O mais interessante de todos, no nosso “expertise”. Para e-commerces e empreendedores individuais e pequenas empresas. A venda é efetuada em seu e-commerce, mas o estoque é dos fornecedores, ou seja, o parceiro dropship, que por sua vez envia o produto para sua empresa como parceira ou ao seu cliente em nome da sua empresa. E esse é o modelo que usamos na Flecha tecnologia e Consultoria em nossos dois e-commerces.

Poderíamos escrever páginas e páginas sobre e-commerce, mas vamos de forma clara e objetiva explicar o que é necessário para se ter um e-commerce funcional, autônomo e seguro. E como podemos ajudar no seu projeto para que em alguns dias, você já esteja vendendo pela internet.

Nosso objetivo

O nosso foco desse post é emponderar nossos clientes atuais e futuros que de alguma forma vendem e/ou pretendem vender produtos de qualquer espécie, serviços e etc…a venderem pela internet de forma autônoma e segura para todo o país, e até para o exterior se desejar pela internet.

O que preciso para ter um E-commerce ?

E Para isso é necessário:

1) Verificação e criação de seu domínio na internet. O nome de seu negócio, e/ou sua loja. Para isso, basta acessar o site Registro.br  que é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o . br. A entidade também executa o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no país.

2) Verificar a disponibilidade do nome que deseja para sua loja, criar uma conta e pagar um boleto que será gerado no valor de R$ 40,00 por ano. O Registro.br tem três tipos de ID´s (identificadores) que você terá ao registrar sua conta. Para o ID técnico informe HFD9 para que possamos fazer as devidas configurações técnicas. Feito isso você terá seu endereço na internet. Ex:(www.flechatec.com.br), único e exclusivo.

3) Criar uma conta em sites que fazem o trabalho de hospedagens de sites. Sugerimos e recomendamos a Hostinger ® .

Porquê a Hostinger ® ?

Porque ela já conta com mais de 29 milhões de usuários, subsidiárias em 178 países, e tem como diferenciais um ótimo custo X benefício, disponibilidade e suporte 24 X 7, funcionalidade e usabilidade simples e objetiva em seu back office (retaguarda e suporte), não necessitando de maiores conhecimentos técnicos para administrar seu site na internet. E comprando pelo nosso link

seu negócio já ganha agilidade como o “https”, o “ssl” pré instalados e outros benefícios, não necessitando assim de intervenções técnicas que demandam tempo. Opte pela hospedagem Premium que também incorpora vários recursos técnicos nativos para seu site com alguns cliques. Caso você queira pode optar por outro serviço de hospedagem de sua preferência sem nenhuma objeção. Mas vamos precisar de um usuário e senha para acesso e implantação.

4) Criar obrigatoriamente uma conta no banco digital por esse link Mercado Pago ® , ou se preferir, basta apontar a câmera de seu smartphone para o QRcode ao lado para os recebimentos on-line de suas vendas realizadas pelo seu e-commerce. E é com sua API Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação) que as vendas serão transacionadas, validadas e efetivadas através do sistema antifraude incorporado junto as operadoras de cartões, PIX, boletos e etc.

5) Tudo acontece na prática através do plugin Woocommerce ®  que conta com mais de 63 milhões de usuários ativos globalmente, criado para o Wordpress ® que também é um fenômeno em instalações com 19,5 milhões de sites no planeta, e isso representa 35% de todos os sites na internet.

6) Para a implantação de uma solução de e-commerce com o maior player de comércio on-line da América Latina se faz necessária uma certificação, e nós somos desenvolvedores certificados.

Pronto !

Você já sabe o que é, e como funciona um e-commerce. Agora é experimentar !

Dúvidas ? Entre em contato conosco aqui.

Vamos a prática.

#SouDevCertificadoMP #paixaoporecommerce #flechatec

Service Desk – Flechatec