Fonte: https://www.axelos.com/certifications/itil-service-management

Nesse post vamos atentar somente ao que interessa. As mudanças entre o Itil® V3 em relação ao Itil® V4.

Embora a essência do framework em sua nomenclatura oficial nunca determinou uma versão e continua a mesma desde que foi criado em meados de 1980 pelo CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), uma agência do governo do Reino Unido sua primeira versão a 2 teve seus livros publicados oficialmente em 2001 com seus 10 processos.

Já a versão 3 também conhecida como ITIL 2011 na qual somos certificados nesse mesmo ano, lançada em meados de 2007, essa já “ditava” o ciclo de serviços em seus 5 livros, e dobrou o número de processos em relação a versão anterior a 2.

Vem ao longo dos anos tendo algumas mudanças de conceito. Ex: Como o de Help Desk, para Service Desk já sendo tratado na versão 3 pelo framework.

Atualmente em sua versão 4, tem como destaque o simples mas efetivo objetivo de deixar o setor de Tecnologia da Informação mais alinhado a outros frameworks ágeis como:

– O Scrum, Kanbam e outros, as ferramentas de DevOps, o BPM, o Lean com sucesso comprovado pela fabricante de automóveis Toyota®  e se tornou um case de sucesso. Para quem deseja se aprofundar no assunto aqui está.

– A versão 4 deixa claro uma evolução com foco em valores, maior visibilidade do setor de TI junto as estratégias dos negócios “fugindo” do “clichê” de racks, servidores e ativos de TI somente.

– Portanto o objetivo maior da versão 4 é mudar a cultura das empresas e a alta hierarquia para uma visão da TI integrada, que agrega aos negócios como um todo e não só como um setor isolado que administra e mantém a informação para toda corporação.

Conclusão

Pelas nossas experiências de implantação das melhores práticas do framework ITIL® desde nossa certificação em 2011, as mudanças de versões francamente não importam.

O que realmente importa é a adoção de melhorias para seu Service Desk, baseando sempre nas instruções do framework, independente de sua versão.

Assim já terás um setor de Tecnologia da Informação muito bem preparado para toda e qualquer demanda de suas operações seja ela qual for. Comércio, serviços ou indústria.

E para os profissionais de TI, deixamos um recado !

As certificações ITIL são globais ou seja valem no mundo todo, são vitalícias e de enorme reconhecimento a qualquer recrutador que preze pela qualidade profissional. Portanto certifique-se ! Vale todo e qualquer esforço e não deve ser interpretado como despesa e/ou custo. E sim como um investimento em sua carreira profissional.

E em breve falaremos das atualizações do CobiT®. Já esse framework é mais voltado a Gerência de Tecnologia da Informação na qual também somos certificados e já fizemos um post sobre ele. Veja aqui.

Service Desk – Flechatec