O que é o ITIL® ?
ITIL® (Information Technology Infrastructure Library). Traduzindo… Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia de Informação. É um framework (Biblioteca) para gerenciamento das áreas técnicas, estratégicas e operacionais da Tecnologia da Informação. Criada no final dos anos 80 pela agência britânica CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), posteriormente teve seu controle passado a OGC (Office of Government Commerce) entidade governamental que tinha como demanda uma reorganização de seus processos críticos para a área de Tecnologia da Informação. Esse processo de reorganização nasceu de uma variedade de estudos de casos de organizações públicas e privadas de diversos países que, documentaram e certificaram o sucesso de seus processos para a Tecnologia da Informação.
Já na década de 90 portanto com 10 anos de amadurecimento o framework ganhou a confiança de organizações pela Europa “sacramentando” sua popularidade que foi expandida e já é presente em todos continentes do globo.
Atualmente mantido e administrado pela joint venture (Associação de empresas com foco em uma determinado área de negócio que mantém sua personalidades jurídicas próprias) Axelos em parceria com a UK Cabinet Office, antiga OGC (Office of Government Commerce) do governo Inglês, citada anteriormente nesse post, e a Capita, uma renomada empresa de consultoria de processos de negócios famosa por toda Europa com clientes em vários setores da indústria.
A biblioteca consiste em 5 livros e 26 processos:
Estratégia de Serviço
Define perspectivas, diretivas, e planos que devem ser seguidos para o alinhamento da Tecnologia da Informação ao negócio.
Cujos 5 processos são:
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Gerenciamento da estratégia dos serviços de TI
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Gerenciamento de Portfólio de serviços
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Gerenciamento financeiro
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Gerenciamento de demanda
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Gerenciamento de relacionamento de negócio alinhado a TI
Desenho de Serviço
Modifica, formata e desenha serviços, definindo suas arquiteturas e políticas de implementação.
Cujos 8 processos são:
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Coordenação do desenho dos serviços de TI
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Gerenciamento do catálogo de serviços de TI
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Gerenciamento de nível de serviços de TI
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Gerenciamento de disponibilidade
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Gerenciamento de capacidade
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Gerenciamento de continuidade de serviços
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Gerenciamento de segurança da Informação
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Gerenciamento de fornecedores
Transição de Serviço
Planeja, implanta e gerencia mudanças, certifica e garante que a estratégia de serviço e o desenho de serviço tenha operacionalização real.
Cujos 7 processos são:
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Planejamento e suporte da transição da fase de estratégia e desenho para a operação.
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Gerenciamento de mudanças
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Gerenciamento de configuração e ativos de serviço
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Gerenciamento de liberação e implantação
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Validação e testes de serviços
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Avaliação de mudança
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Gestão do conhecimento
Operação de Serviço
Operação e atividade dos processos e consumo dos serviços definidos em etapas anteriores aos usuários clientes em níveis acordados.
Cujos 5 processos são:
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Gerenciamento de eventos
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Gerenciamento de incidentes
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Atendimento e cumprimento de requisição
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Gerenciamento de problema
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Gerenciamento de acesso
Melhoria continuada de serviço
Enfatiza a melhoria e o aprimoramento contínuos dos processos em produção tendo como objetivo a excelência técnica,estratégica e operacional, dos serviços de TI.
Cujo único processo é:
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Melhoria de 7(sete) passos
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A operação de serviços conta ainda com o detalhamento de funções para:
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Central de Serviço (Service Desk)
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Gerenciamento Técnico
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Gerenciamento de operações de TI
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Gerenciamento de aplicativo