Essa dúvida, assim como a anterior é bem popular. E novamente, nossa resposta é baseada em experiências das manutenções que já realizamos e não expressa opiniões técnicas de mercado.

Alguns fabricantes afirmam que o notebook usa energia da bateria para manter alguns dispositivos em funcionamento ideal e que a performance de processamento é reduzida sem a bateria. Outros recomendam a remoção da bateria quando não necessária, já experimentamos notebooks que nem ligam se seus sensores não detectarem a presença de uma bateria acoplada. Tem também fabricantes que são a favor de um uso alternado do equipamento com a bateria conectada e desconectada por um tempo. Já ouvimos técnicos afirmando que trabalhar sem a bateria aumenta a vida útil do equipamento, outros afirmam que reduz a vida útil pois ficam em desuso as funções de stand-by do equipamento e por aí vai…Nós da Flechatec não recomendamos e somos contra essa prática caso sua bateria esteja em perfeito estado e funcional, pois com ela sempre acoplada ao notebook o mesmo está protegido contra uma possível interrupção súbita de energia elétrica e não tem os contatos de conexão da placa mãe a bateria expostos e sujeitos a curtos caso encoste em algum componente metálico. Sabendo-se que estes possuem corrente elétrica mesmo na ausência da bateria. Já verificamos na prática que sem a bateria acoplada ao notebook o mesmo liga e funciona normalmente, mas alguns sensores da placa mãe ficam “perdidos” na coleta de informações em tempo real do equipamento acarretando dificuldades em seu próprio gerenciamento.

Agora salvo-conduto sua bateria esteja apresentando algum problema e você precise de trabalhar com seu equipamento, recomendamos um uso alternado por tempo determinado (algumas horas) até que uma nova bateria seja providenciada e acoplada ao equipamento.

Service Desk – Flechatec