Atualização de segurança KB5034441 do Windows 10 falha com erro 0x80070643

10 de Janeiro de 2024

“Referente aos procedimentos para solução do erro 0x80070643 descrito nesse post, só efetue se realmente souber o que está fazendo. Pois é extremamente técnico e altera as partições do HD e/ou SSD e caso algum problema aconteça, seu PC e/ou notebook poderá ficar inacessível. Portanto faça um backup de TODAS as pastas e arquivos importantes para outra mídia como pendrives,   HD´s externos e etc…

Na dúvida procure um técnico especializado de sua confiança, ou desconsidere a atualização até uma solução mais prática da fabricante a Microsoft ®.”

“Que fique claro que não nos responsabilizamos por nenhuma operação e/ou resultado descrito nesse post. Faça por sua conta e risco.”

Milhares de usuários pelo mundo reportaram esse erro 0x80070643 inclusive nós da Flechatec  na atualização da KB5034441 (KB de Knowledge base – base de conhecimento) da Microsoft ® para a segurança e novos recursos de seus produtos. E essa KB trata de uma atualização de segurança para o BitLocker ® e do ambiente de recuperação do Windows 10 a partição WinRE ®.

Ao efetuar a atualização via Windows Update o erro 0x80070643 é apresentado e informa ao usuário para tentar mais tarde e/ou repetir. Mas ao tentar novamente a atualização, o erro acontece novamente.

Em um boletim da própria  Microsoft ele alerta que, ao instalar o KB5034441, os usuários devem ver o erro “Serviço do ambiente de recuperação do Windows falhou, (CBS_E_INSUFFICIENT_DISK_SPACE)” quando a partição de recuperação do Windows não é grande o suficiente para suportar a atualização. Mas tecnicamente o erro é de codificação  e exibe a mensagem “ERRO_INSTALL_FAILURE”.

“De forma contraditória o estudo do erro 0x80070643 informa que a partição de recuperação não é grande o suficiente para suportar o arquivo winre.wim. Nossa partição era de 550MB, já criada na própria instalação do Windows 10. Mas para o acerto do erro e a correta instalação da KB5034441 tivemos que recriar a partição WinRE novamente. E a nova partição foi criada com 577MB e se encontra em uso somente 17MB dessa partição. Acreditamos que isso será para maior assertividade em futuras atualizações de segurança para o Windows 10.

Para a solução a Microsoft informou nesse boletim a forma de se “acertar” a partição WinRE com os utilitários de linha de comando reagentc.exe (gerenciador do ambiente de recuperação do Windows 10) e o diskpart.exe (utilitário para gerenciamento de partições do Windows 10).”

Procedimentos para a solução

Observação: Os comandos descritos abaixo devem ser executados sem (“) aspas.

  1. Abra o prompt de comando “cmd” como administrador.

  2. Execute o comando “reagentc /info” para verificação do status da partição WinRE.

  3. Caso o WinRE já se encontre instalado, será mostrado o caminho para a partição WinRE.

  4. Exemplo: localização do RE do Windows: [file://%3f/GLOBALROOT/device/harddisk1/partition3/Recovery/WindowsRE] \\?\GLOBALROOT\device\harddisk1\partition3\Recovery\WindowsRE.” Aqui, o número após “harddisk” e “partition” é o índice do disco e da partição WinRE. Nesse caso 1 para o disco e 3 para a partição.

  5. Pare a execução do WinRE com o comando “reagentc /disable”.

  6. Reduzindo o tamanho da partição e preparando a nova partição WinRE com o diskpart.

  7. Ainda no prompt de comando, digite “diskpart”. Perceba que o prompt será alterado para o diskpart.

  8. Digite o comando “list disk”.

  9. Selecione o disco do sistema operacional com o comando “sel disk 1” onde 1 é o número do HD citado no “harddisk” no tópico 4 dos procedimentos. Será retornada pelo diskpart a mensagem: “O disco 1 é o disco selecionado”. Esse é o disco que tem a partição de recuperação WinRE.

  10. Verifique no disco selecionado a partição do sistema operacional com o comando “list part”.

  11. Selecione a partição onde o sistema operacional está instalado com o comando “sel part 1”. O diskpart retornará a mensagem: “1 é partição selecionada”.

  12. Execute o comando “shrink desired=250 minimum=250” para a redução da partição.

  13. Execute o comando “sel part 3”. Onde 3 é o número da partição citada no “partition” no tópico 4 dos procedimentos.

  14. Remova a partição WinRE com o comando “delete partition override”.

  15. Agora vamos criar uma nova partição WinRE. Para isso precisamos saber se a tabela de partição é guid – GPT (GUID Partition Table – Tabela de partição guid).

    ou uma (MBR – Master Boot Record – Registro de inicialização master). Execute novamente o comando “list disk” e verifique se existe o sinal (*) asterisco na coluna “GPT”. Se sim o disco é GPT, senão é MBR. Partições GPT são mais modernas e mais atuais que as MBR. Mas isso fica para um outro post.

  16. Se o seu disco for GPT execute o comando “create partition primary id=de94bba4-06d1-4d40-a16a-bfd50179d6ac”

  17. Em seguida execute o comando “gpt attributes =0x8000000000000001”.

  18. Já se seu disco for MBR, execute o comando “create partition primary id=27”.

  19. Agora vamos formatar a partição nova com WinRE com o comando “format quick fs=ntfs label=”Windows RE tools”(Para esse  comando o “Windows RE tools” tem que ter as aspas obrigatoriamente).

    . Para a confirmação de que a partição foi criada perfeitamente execute o comando “list vol”. A mesma deverá aparecer nos volumes dos discos como a imagem abaixo:

  20. Agora já podemos sair do diskpart com o comando “exit”. Assim retornamos ao prompt de comando.

  21. No prompt vamos habilitar o WinRE com o comando “reagentc /enable”.

  22. E o “grand finale” é confirmar que a partição WinRE foi criada com sucesso e vamos habilita-la com o comando
    “reagentc /info”.

  23. Reinicie seu PC e/ou notebook e execute o Windows Update em configurações → Atualização e Segurança.

Detalhe: Se a partição de seu HD e/ou SSD for MBR, um novo volume será criado no Windows 10 com uma letra atribuída a ele como o “C:” o novo volume também terá uma letra. Exemplo: “E:” ou “F:” ou outras. E nada, absolutamente nada deve ser copiado para essa nova partição – volume !

Caso a partição seja GPT ela será ocultada por padrão.

Se preferir poderá deixar a partição – volume MBR oculto também usando o diskpart.

Para ocultar a partição – volume criado execute o diskpart novamente a partir de um prompt de comando como administrador exatamente como informado anteriormente:

  1. No prompt do diskpart execute “list vol” para listar o número dos volumes na partição.

  2. Execute “sel vol 1” (onde 1 é o nº do volume que deseja ocultar) e pressione [enter] para efetivar a seleção.O diskpart retornará a mensagem “o volume 1 está selecionado”.

  3. Digite “remove letter x” ( onde x é o número do volume que deseja ocultar) e pressione [enter] para remover a letra da unidade.

  4. Sem uma letra atribuída, o volume ficará oculto.

Assim a KB5034441 deverá ser baixada e instalada normalmente. Caso contrário, somente com uma nova atualização da Microsoft ®

#KB5034441 #0x80070643

Para qualquer dúvida estamos a disposição em nossos canais.

Service Desk – Flechatec