Ultrabook patente Intel

Afinal, qual a diferença efetiva entre um notebook e um Ultrabook™ ?

Está aí termos que ouvimos constantemente, e não sabemos a real diferença entre ambos.

Vamos esclarecer de vez o tema.

Primeiramente que fique claro que são raros e que são bem mais caros que a maioria dos notebooks devido ao seu acabamento, e tecnologias intrínsecas exclusivas a esses gadgets e são muito mais sensíveis como citaremos abaixo.

A gigante de tecnologia Intel ® precisamente no ano de 2011 registrou a patente dos ultrabooks.

Isso para fazer frente a concorrência da Apple ® com seus macbooks ® que ganhavam mercado de forma exponencial com seu sistema operacional próprio o macOS ® com suas variantes. Principalmente nos EUA e Europa, devido a seu acabamento primoroso, sempre aluminizado, muito fino e extremamente versátil e performático. Além disso detalhes sutis como abertura somente com um dedo, os Macbooks em standy-by tem seu led equivalente a respiração humana quando em repouso. Tecnologia patenteada pela Apple ® em 2002 e outros “mimos” interessantes como uma carcaça inteiriça. A carcaça debaixo o touchpad e a topcover (tampa traseira) são uma peça só e vários outros diferenciais.

Diante desse cenário a Intel ® lança seus ultrabooks cujas características precisão ter como premissas:

– Processadores i3, i5 ou i7 ou superiores de pelo menos quarta geração. Mas há alguns modelos que cumprem as exigências técnicas e são de segunda e/ou terceira gerações.

– Obrigatoriamente os processadores de ultrabooks, precisão aceitar comandos de voz, fazendo frente a “siri” (interpretadora de voz dos macbooks ®) da Apple ® .

– Precisão ter no máximo 23mm de espessura.

– Tamanho sempre menor que os notebooks e telas sempre inferiores a 14 polegadas.

– Normalmente são “pequenos notáveis” de fácil transporte, guarda e manuseio.

– Baterias de longa duração. (Se você ver qualquer ultrabook aberto verás que a bateria toma a metade de seu espaço interno).

– Tecnologia wi-fi de alta potência e ótimo sinal, facilidade de conexão a outros gadgets sem fio. (ultrabooks em sua maioria já possuem placas wireless de 5Ghz nativa e rede cabeada de 1000Mbit/s).

– Armazenamento em SSD, ou HD´s híbridos que executam pré-cache usando os SSD´s e normalmente 4GB de memória ou mais já integrados (soldados) a placa mãe na forma de circuitos integrados. Isso proporciona um acesso a informações na memória muito mais rápidos, já que estão quase sempre no mesmo “barramento” e na mesma rota de trilhas.

– Performance satisfatória em softwares de produtividade focados para usuários corporativos.

– Carregamento da bateria de forma otimizada e tempo em horas de durabilidade de carga superiores a 3 horas.

– Acabamento quase sempre aluminizado e/ou outros materiais nobres diferenciados dos notebooks.

– Possuem a comodidade de serem ligados automaticamente ao serem abertos. (Alguns possuem esse recurso configurável).

– E seu peso não pode exceder 1,5Kg. Isso é regra !

Essas são as características que diferenciam um notebook de um ultrabook, agora não espere performance para “gamers” nesses dispositivos. Eles foram concebidos para produtividade, versatilidade e portabilidade. A experiência com um ultrabook é de estar carregando um caderno ou uma agenda.

Portanto se o seu foco é jogos e softwares de alta performance, opte pela compra de um notebook com placa de vídeo de alta performance integrada.

E se tratando de ultrabooks já fizemos manutenções em dois literalmente iguais que coincidentemente passaram a ser nossos ativos e deixamos na linha abaixo detalhes do modelo citado aos mais interessados.

Ultrabook_Samsung_530U3B-AD1

Nesse contexto também existem os Zenbooks™, que são os ultrabooks exclusivos da fabricante ASUS ® que também são “recheados” de recursos que um notebook convencional não possui.

Intel ®, Ultrabooks,Zenbooks™, Apple ®, Macbooks ®, macOS ®, Asus ® são marcas registradas e possuem todos os direitos reservados.

Service Desk – Flechatec