Tecnologia criada já a mais de 10 anos e amplamente usada em acordo com os fabricantes de gadgets conectados, diga-se de passagem a Apple ®, que registrou 60 milhões de seus fones de ouvido Bluetooth ® vendidos nos anos de 2019 e 2020. Fora os outros grandes fabricantes mundo a fora.

Portanto o Bluetooth ® já é parte integrante do dia a dia de muitas pessoas, famílias e seus gadgets. E veio para ficar e já se encontra na versão 5, evoluindo a cada dia.

Poderíamos escrever, páginas e páginas sobre o protocolo e suas camadas, mas nesse post vamos nos atentar a algumas curiosidades interessantes como:

– Quem criou o Bluetooth ® ?

Ele foi criado pela gigante Sueca Ericsson ®  que já vinha estudando alguma forma de conectar seus telefones móveis a outros equipamentos na década de 90.

Em 1998 foi criado um consórcio com a Sony ®, Nokia ®, Intel ®, Toshiba ®, e a IBM ®, para estudos de viabilidade dessa tecnologia ao mercado mundial.

– Porque o nome Bluetooth ® ?

O nome foi escolhido como uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega, Harald Blatand, chamado de Harold. Bluetooth, em inglês.

Interessante não ?

Então veja mais esta:

O símbolo da marca Bluetooth ® é representado pela união das runas (letras) nórdicas H e B, as iniciais do rei.

                                                                                     Fonte: https://canaltech.com.br

Surpreendente, não é ?

Com seus benefícios de proporcionar conexões de forma fácil e rápida a impressoras, smartphones, videogames, e até geladeiras (isso mesmo, já existem geladeiras controladas por Bluetooth ® de seu smartphone) e também lavadoras de roupa, ar condicionado e muito mais, e ele ainda consome pouca energia da bateria, pois só é usada a energia do gadget nas transmissões de arquivos. Se nada está sendo transmitido via Bluetooth ® o mesmo estará em “stand by” (em espera) com o mínimo de consumo de energia.

O Bluetooth ® tem suas limitações como um baixo alcance de sinal e a quantidade de conexões simultâneas ao mesmo tempo. Essas limitações estão diretamente ligadas a versão do Bluetooth ® de seu gadget que varia da versão 1.0 à 5.0 a mais atual, e existem 3 classes de transmissores Bluetooth ®:

• classe 1: potência máxima de 100 mW (miliWatts). Cobertura de uma área de cerca de 100 metros;
• classe 2: potência de 2,5 mW e alcance de até 10 metros;
• classe 3: potência máxima de 1 mW e alcance de apenas um metro.

Salientamos que se você faz uma conexão a um gadget via Bluetooth ® classe 1 e outro classe 3, sempre o menor limite é o que será estabelecido na conexão. Nesse exemplo 1 metro somente.

Para os que gostam da parte mais técnica do que um usuário final, cabe a pergunta:

E a segurança de conexões Bluetooth ® ?

O Bluetooth ® é totalmente seguro, pois exige uma chave numérica entre os dispositivos que vão estabelecer uma conexão. Portanto sem o consentimento do usuário para o gadget envolvido, a conexão não se estabelece.

É seguro deixar o Bluetooth ® sempre visível ?

Não !

Pois a maioria dos usuários não mudam a senha padrão de seus gadgets. Portanto como as senhas padrão são sempre “0000”, “1234” e outras comuns, caso você não tenha alterado a sua senha padrão para uma senha mais complexa, não deixe seu Bluetooth ® ligado no modo visível por segurança.

Ainda para os mais técnicos, assim como a camada OSI do TCP/IP o Bluetooth ® também possui suas camadas, mas não falaremos delas em detalhes, fica como sugestão para pesquisas.

• RF (Radio Frequency)
• Baseband
• LMP (Link Manager Protocol)
• HCI (Host Controller Interface)
• L2CAP (Logical Link Control and Adaptation Protocol)
• Middleware
• Protocolos de aplicação

E para finalizar esse post, já existe o BLE (Bluetooth Low Energy), também conhecido como Bluetooth ® smart para equipamentos industriais, uma enorme variedade de sensores usados na medicina como marca-passos para o coração, aparelhos auditivos, na indústria automotiva, comunicadores de rádio movidos a baterias tipos (coin cell- célula moeda) tipo CR2032.

Essa é só mais uma “aresta” da fantástica tecnologia da informação.

Para detalhes na fonte, acesse: https://www.bluetooth.com/

Service Desk – Flechatec