Baterias de íons de lítio atualmente estão na grande maioria dos gadgets do mercado. Ex: notebooks, tablets, smartphones, smartwatches e etc…
E eventualmente é de suma importância a calibragem desse tipo de bateria, pois devido aos ciclos de carga e descarga desses tipos de bateria, e a natureza química das células de íons de lítio, estas perdem a capacidade de reter carga e se desalinham em suas proporções de carga mesmo sem serem usadas. Conforme a imagem abaixo veja o antes e o depois de uma calibragem:

                                                                                                

Portanto os controladores das baterias reportam de forma errônea a real carga de amperagem aos softwares que mostram ao usuário o percentual e/ou a quantidade real de carga da bateria. Por isso é importante efetuar a descarga total e a carga total da bateria para que esses controladores sejam “zerados” e passem assim a mostrar de forma fidedigna o status de carga e autonomia da bateria de seu gadget.

Atualmente vários fabricantes de gadgets, principalmente de notebooks, já incluem em seus softwares nativos a opção de calibragem automática da bateria e informam de quanto em quanto tempo esse procedimento deve ser efetuado, inclusive com opções de agendamento. Mas gadgets mais antigos não possuem essa função, mas é muito simples de se fazer a calibração de forma manual e vamos ensinar:

É interessante marcar o tempo de duração da bateria antes e depois do procedimento de calibração. Para que o efeito do procedimento seja comprovado.

1º) Efetue um descarregamento total (0%) de seu gadget até que ele desligue totalmente.

2º) Após o descarregamento total deixe por mais 2 horas ele desligado. Isso fará com que a bateria e suas células no caso dos notebooks esvaziem e esgote totalmente sua carga.

3º) Coloque seu gadget para carregar até o nível de 100%. Obrigatoriamente com ele desligado. Somente plugado ao carregador.

4º) Após o carregamento total deixe por mais 2 horas ele ligado ao carregador. Isso fará com que sua bateria e suas células sejam carregadas ao máximo de sua capacidade.

Quanto a periodicidade desse procedimento, isso é uma polêmica entre técnicos especializados.

Nós da Flechatec em acordo com nossos fornecedores e contatos com fabricantes recomendamos esse procedimento de 6 em 6 meses.

Para quem nunca efetuou esse procedimento, recomendamos que faça por 3 vezes seguidas para um resultado efetivo.

Caso seu equipamento seja novo, recém comprado é muito provável que o manual do fabricante recomende isso antes do primeiro uso.

Mas fica a critério de cada um essa periodicidade, levando em conta o tempo de desgaste e ciclos de carga que a sua bateria já efetuou.

Detalhes: –  Baterias sem vida útil devido ao total de ciclos de carga ter chegado ao fim devem ser substituídas.

                 –  Existem softwares que fazem esse trabalho de calibragem, mas nós da Flechatec e parceiros não aferimos nenhum. Recomendamos o modo manual.

Service Desk – Flechatec