A polêmica chegada do Windows 11®.
Windows 11®
Dia 05/10/2021 a Microsoft ® lança o seu novo sistema operacional o Windows 11 ® .
O sistema operacional já chega com polêmicas deixando de lado milhões de PC´s, notebooks e outros dispositivos fabricados antes do ano de 2017 que não tenham processadores Intel ® de 8ª geração e processadores AMD ® compatíveis, principalmente os da linha AMD Ryzen™.
Tecnicamente esclarecemos aos usuários finais que isso se dá ao fato de processadores antigos e placas mãe não possuírem a tecnologia TPM (Trusted Platform Module 2.0 – Módulo de plataforma Confiável). Em certos casos nem a versão 1.2 do TPM é validado, obrigando os proprietários a atualizarem suas versões para a 2.0, normalmente com uma atualização de BIOS. Para detalhes de atualização de BIOS, leia nosso post aqui.
Mas o que é afinal o TPM 2.0 e qual a sua função ?
O TPM (Trusted Platform Module 2.0 – Módulo de plataforma Confiável) é um chip que se encontra nas placas mãe principalmente as fabricadas a partir de 2017 , ou já embarcado em processadores AMD ® e Intel ® mais recentes, cujos chipsets sejam de qualidade superior para gerenciar essa tecnologia e as suas funções que nada mais são do que melhorias referentes a segurança embutida no hardware como a biometria, criptografia, proteção das partições de boot (inicialização de carga do sistema operacional para a memória), conhecido como “secure boot” portanto esse recurso também deve estar habilitado no setup de sua placa mãe para que o novo sistema seja devidamente instalado.
Com esse “capricho” todo, a Microsoft ® literalmente exclui PC´s e notebooks mais antigos ao uso de seu novo sistema operacional, provoca uma corrida dos fabricantes de hardwares a uma reengenharia em seus dispositivos certamente onerosa e trabalhosa.
Mas em contrapartida instiga, motiva e aumenta a popularidade da comunidade Open Source com distribuições Linux de código livre a criar sistemas operacionais em Linux com a mesma aparência e recursos para suprir a deficiência dos dispositivos “velhinhos”. E diga-se de passagem ótimos sistemas operacionais como o WindowsFx11 criado por brasileiros, o ElementaryOS dentre outros. Ambos já foram testados por nós da Flechatec em máquinas virtualizadas com muita satisfação nos quesitos de uma operação convencional como uso da internet, editores de texto, planilhas (OpenOffice), a parte de mídia como som, webcam, microfone e etc…
Também temos o Windows 11 ® virtualizado, mas em uma versão “beta” de testes, pois fazemos parte da comunidade Windows Insiders só que nossa versão já não permite atualizações e patches de segurança e isso nos limita em aprofundar e acompanhar as evoluções do novo sistema da Microsoft ® .
Nossas sugestões técnicas para facilitar sua decisão.
1) Na prática e no uso convencional de PC´s e notebooks isso não tem nenhuma relevância. Ora…se você tem um PC e/ou notebook que atenda a sua demanda usual seja doméstica e/ou corporativa, com uma solução de segurança digital efetiva instalada, que diferença faz para você esses recursos (features) habilitados ou não ? Fique com seu PC e/ou notebook atual e planeje um upgrade como a troca de seu HD por um SSD, ou mais memória, uma limpeza interna com troca da pasta térmica, assim você evita investimentos em um novo PC ou notebook, tem uma melhor relação custo X benefício, a não ser que para você realmente seja relevante a compra de um novo PC e/ou notebook para o upgrade do novo sistema operacional.
2) Mesmo que você tenha um equipamento compatível e elegível ao novo sistema e opte pela atualização para o Windows 11 ® é muito provável que se você é um usuário final precisará de um auxílio técnico para algumas configurações e para a instalação propriamente dita.
3) Levando-se em conta que 7 milhões de PC´s e notebooks ainda rodam o Windows 7 pelo mundo e que 1 bilhão rodam o Windows 10 ®, o Windows 11 ® ainda é muito recente portanto ainda vai precisar “amadurecer” muito até atingir sua estabilidade funcional, e comercial junto aos fabricantes de hardware para que tome o lugar de seus antecessores.
Não vamos estender nosso conteúdo nesse post, pois ainda tem muitas mudanças vindo em breve !
Vamos esperar para ver !
E a todos os nossos clientes, independente de qualquer sistema operacional que usem e/ou venham a usar, estamos sempre a disposição para dúvidas e auxílios técnicos que se façam necessários em nossos canais.
Windows ®, Microsoft ®, Insiders ®, AMD ® e Intel ® são marcas registradas e possuem todos os direitos reservados.
Service Desk – Flechatec
#flechatec #flechatecnologiaeconsultoria #windows10 #windows11 #windowsfx11 #elementaryos